sexta-feira, 12 de setembro de 2014

COLUNA ESPORTIVA: Acirramento e as boas lembranças do futebol amador de Serra Branca


Como desportista e comunicador esportivo venho utilizar este espaço para destacar um pouco a história do futebol amador da cidade de Serra Branca como um referencial de destaque pelos confrontos entre Vasco e Flamengo, clubes comandados por desportistas locais que fizeram destas, duas agremiações, os principais eventos esportivos proporcionando o lazer para os Serrabranquenses. 

Flamengo e Vasco protagonizaram um marco na história do futebol amador de Serra Branca; Marcado pelo acirramento das equipes e o prestigio de centenas de torcedores Flamengo e Vasco pode ser lembrado por vários desportistas que recordam os bons momentos de outrora do futebol de Serra Branca e que já lamentam em relação aos momentos atuais. 

Como surgiu Vasco e Flamengo: Um dos idealizadores desta história foi o maestro e farmacêutico Joca Lôpo que na década de 70 atuando como goleiro e com a ajuda de vários colaboradores fundou as duas equipes. Por ser torcedor do Flamengo, Joca Lôpo passou a comandar o rubro-negro serrabranquense, enquanto o Vasco passou a ter como principal protagonista o saudoso Ledson da Silva que com o apoio do Padre Marques puderam fazer um trabalho sequenciado em prol do futebol local. Ao lado de Joca Lôpo surgiu o apoio de um desportista apaixonado, Wamberto Torreão Filho que comandou o clube por vários anos, chegando a ser Prefeito do Município, quando na oportunidade construiu o campo do flamengo. Por outro lado Ledson da Silva com apoios e dedicação logo construiu o campo do Vasco que hoje é o Estádio Municipal. Para matar a saudade vamos relembrar alguns atletas que fizeram parte desta história. 

FLAMENGO: Como pioneiros podemos citar Zé Ivan, Zéu, Som, Susu, Joca,Heleno Antônino, Amaro, Alcides e Zé do Ligeiro, logo em seguida outros foram chegando como Zito, toinho largaticha,Nêgo de Aderbal,Paulo cezar, Chaguinha,Catita, Aderaldo,Vardinha,Almir Mocó, fadiga,Luiz Lima,Inacio pesão, Gilvan Braz,Eron, Luciano de Beto,Severino de Anfrizio, Paulo careca, Fernando do Everton, Givaldo (torcinho), Hermano, Roberto Barboza,Cristiano,galego do macapar e tantos outros. 

VASCO: Como pioneiros podemos citar Leão, Zé rolinha, tibiriçar,Miro, pôrinha, Everaldo, Mario Bezerra, Mario e Tonho Gabriel, Zé Pimentel, Ronildo, Zé pequeno, puxinha e logo em seguida foram chegando Geraldo Babão, Bazulino, Romildo, Nêgo Val, Rebolo, Tidinha, Cloves conserva,Galego de Ledson,Valter Carvalho,Gazoza, Pai tejo, Bilau, Gilberto de casuza, Tostão, Aderval Nenem de Adalto e tantos outros. 

Vale salientar que alguns destes atletas defenderam as duas equipes isto porque alguns abnegados já ofertavam propostas que chegavam a transferir atletas, também queremos lembrar que alguns destes citados já nos deixaram. 

AUGUNS FATOS MARCANTES: Em conversa com Mario Bezerra ex atleta, ele destacou como marcante um jogo do Vasco contra uma equipe de Cabaceiras onde o Vasco parecia imbatível e tomou um gol e depois de tentar varias vezes e bolas na trave não conseguiram o empate ele concluiu que o futebol também é um jogo de azar. 

Algo que também chama a atenção é que naquela época os jovens atletas faziam do futebol um dos principais meios de lazer e que evitavam o máximo ingerir bebidas alcoólicas e o forte mesmo após os jogos era o picolé. Até mesmo porque os treinadores eram duros na disciplina e que se o atleta ficasse até altas horas em vésperas de jogo não seria escalado para a partida. 

ATUAL MOMENTO DO FUTEBOL AMADOR DE SERRA BRANCA

Se no passado temos boas lembranças de um bom futebol atualmente estamos vivenciando momentos onde o esporte de um modo em geral deixa a desejar. Quem poderia dar maior contribuição que é o Gestor Municipal não prioriza a realização de campeonatos pois o diretor de esportes que não recebe nada para tal função por dois anos consecutivos não realiza campeonato de futebol alegando falta de apoio por parte do gestor Municipal, tendo que as próprias equipes e desportistas organizem o campeonato ( Copa Verão). 

E o que mais é preocupante é que enquanto a prefeitura municipal não prioriza o esporte as tradicionais equipes por falta de incentivo estão se acabando, com isto garotos que poderiam seguir uma careira para um clube profissional não terão a oportunidade para se dedicar e com um agravante muitos estão enveredando para o alcoolismo ou outras drogas. Portanto Serra Branca que no passado sempre foi um celeiro de bons jogadores hoje capenga em relação ao esporte e em especial o futebol amador onde lamentamos e podemos afirmar ,tempos bons que já não teremos mais.

Coluna esportiva: Editada e publicada por Edilmo Lima, Serra Branca, 12 de Setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário