terça-feira, 16 de setembro de 2014

COLUNA ESPORTIVA: Escolinhas esportivas, um passo certo a fovor do crescimento!

      

Na região do cariri o que se tem percebido é a forte ascensão do esporte no auxilio da educação de crianças e jovens adolescentes, embora ainda seja observado o pouco apoio dos órgãos municipais a esses projetos, a iniciativa particular de desportistas e pessoas que simplesmente gostam de esporte e tem um pouco de conhecimento vem sendo o ponto principal para a realização desse trabalho.


Em algumas cidades do cariri acontecem trabalhos com crianças com idade de 8 as 16 anos. Em Boqueirão, por exemplo, três escolinhas se destacam com um trabalho voltado para crianças nessa faixa etária; a escolinha do Flamengo Zezé, escolinhas do Bastos e a escolinhas do Jonas que fazem trabalhos em dias diferentes usando as praças esportivas (campos) da cidade em turnos que dão a possibilidade das crianças praticarem esporte sem se prejudicarem com os estudos na escola. 

Em alguns casos os pais vão acompanhar o trabalho realizado e comprovam a responsabilidade e os cuidados que são tidos com as crianças principalmente as com idade de 8 a 10 anos, nessas escolinhas a competitividade é deixada de lado, assim como a cobrança e a busca por resultados em possíveis competições que se venha disputar, o que se trabalha é o aprendizado que vai desde um toque de bola, passando por condução e raciocínio rápido até a questão educacional e sócia cultural.


Infelizmente trabalhos como estes ainda não tem uma grande visibilidade por parte de empresas privadas e até de órgãos públicos como prefeituras, esses por sua vez perdem a chance de ver o município crescer ainda mais e criar chances para jovens no esporte e na vida. Embora o esporte também seja uma grande vitrine no marketing de empresas que podem ganhar mais nome e conhecimento através do mesmo, também ainda não atentaram para isso.


É certo que na sua cidade tem uma escolinha de futebol, Futsal, Vôlei ou qualquer outra modalidade, incentive, busque ajudar e a ajuda de pessoas com conhecimento, pois, sua contribuição por mínimo que seja, será de grande ajuda para quem deseja levar a frente projetos como esses. 

E se não houver, é hora de fazer acontecer e de cobrar principalmente das prefeituras o mínimo de ajuda e interesse para iniciar trabalhos assim em escolas públicas e com pessoas que tem o objetivo de fundar uma escolinha e ter essa iniciativa esportiva e educacional, assim sua cidade irá crescer no âmbito esportivo e no mínimo dar uma grande contribuição para sociedade livrando as crianças e adolescentes do caminho das drogas e da criminalidade.

 Coluna editada por Janilton Rocha, 12 de Setembro e publicada dia 16 de Setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário